No início desse mês de setembro (dias 2, 3 e 4 de setembro de 2016) participei do StartupWeekend Marketplace.

A parte mais difícil de começar uma startup é simplesmente sair do zero. Durante o StartupWeekend você fica imerso em um ambiente propício para coisas incríveis acontecerem.

Rodeado de pessoas inteligentes e apaixonadas com os melhores recursos e ferramentas a sua disposição você vai conseguir dar saltos gigantes em direção a concretização da sua ideia, criar o seu negócio e se relacionar com as pessoas certas.

Seria muito difícil descrever com detalhes tudo o que aconteceu, vou tentar passar um resumão do que foi feito em cada um dos dias.

O evento foi realizado no Campus São Paulo do Google. Um lugar incrível com um coworking aberto ao público próximo a estação Brigadeiro do Mêtro.

Infelizmente (ou felizmente) cada evento é realizado em um local diferente. O próximo, StartupWeekend Education, será realizado no campus da FEI em São Bernardo do Campo.

Dia 1

No primeiro dia do evento (no fim da tarde de sexta-feira) objetivo é: Apresentar e ouvir ideias e conhecer pessoas.

Primeiro os organizadores passam uma visão geral do que irá acontecer durante o evento e promovem algumas atividades para quebrar o gelo e as pessoas interagirem. Se você for acompanhado e quiser ficar só na sua “patota” não vai ter como fugir.

Em seguida eles abrem o microfone para quem quiser apresentar sua ideia.

Se você tem alguma ideia que queira aproveitar para desenvolver durante o evento essa é a hora.

Como eles dizem no site do evento, “se você tem medo que alguém “roube” sua ideia, é melhor você guardar ela para você ou reconsiderar sua participação no evento”.

Você terá um minuto para apresentar ela para todos os participantes, somente você e o microfone.

StartupWeekend - Dia 01

No começo é meio devagar, mas aos poucos as pessoas vão tomando coragem e um a um vão subindo no palco.

No fim foram mais de 30 ideias apresentadas.

Depois que todos apresentam, as ideias são votadas pelos próprios participantes e somente 10 são escolhidas.

Essas 10 dão origem a 10 equipes que trabalharão para transformar a ideia em um negócio viável durante o fim de semana.

Se a sua ideia não estiver entre as 10, você deve escolher a que mais gostou e entrar na equipe.

Vi pelo menos 2 participantes que não tiveram suas ideias escolhidas, não aparecerem mais nos dias seguintes.

A ideia que acabei escolhendo foi apresentada pelo Vitor Ferreira e inicialmente era um Marketplace para conectar Personal Trainers com pessoas que procuram ter a saúde e o corpo em dia.

Nosso grupo ficou completo com meu amigo Reinaldo Zanardo.

Para sugar todo o conhecimento que você pode do evento, recomendo que vá com uma ideia para apresentar. Se você não está acostumado a falar em público, vai ser desconfortável, vai ser estranho mas você vai sair de lá melhor.

StartupWeekend Dia 1 - Foto da Equipe Fitfy

Dia 2

O sábado começa com a validação do negócio.

A fase de validação é uma das mais importantes na costrução do negócio.

Durante ela você deve descobrir se a ideia de negócio que você irá trabalhar, resolve ou não um problema real das pessoas.

Os organizadores promoveram algumas breves apresentações com os mentores convidados para mostrar como as empresas de hoje fazem e como a gente também deve fazer.

O que eles falam de cara é “Seu cliente não está aqui dentro. Se você quer saber se sua ideia realmente resolve um problema, você deve sair do prédio, falar com seus possíveis clientes e validar sua ideia”

Esse é um dos critérios da avaliação final. Ficar no evento somente supondo que tem a solução perfeita para um problema que você somente acha que existe não ajuda em nada.
Junto com a sua equipe você deverá sair do prédio, falar com possíveis clientes de verdade e descobrir se o que vocês estão trabalhando é realmente a solução para um problema que existente.

dia 2 - StartupWeekend

Foi muito comum ver equipes terem que “pivotar” (voltar a trás e começar de novo) porque no meio do processo de validação viram que a ideia não era boa, ou seja, ela não resolvia um problema real das pessoas.

É sobre isso que o processo de validação se trata. Descobrir de uma forma rápida se a sua ideia resolve ou não um problema real. Se você descobrir que não, parabéns! Você acabou de economizar tempo e dinheiro e pode reformular sua ideia achar uma solução para um problema real.

Não fique apegado a sua ideia. Provavelmente ela vai ter que ser mudada.

Todo esse trabalho de validação deve ser feito até o horario do almoço, pois em seguida começam os workshops sobre a construção do MVP da ideia.

O MVP (Minimum Viable Product) ou o Produto Mínimo Viável é a forma de você testar sua ideia. Ele é a forma mais simples que você pode oferecer o seu serviço.

A frase que resume essa fase é “Se você não está lançando sua ideia cedo demais, você está lançando tarde demais”.

É muito comum as pessoas acharem que precisam de produtos completos e bem produzidos para lançarem suas ideias no mercado.

Elas não poderiam estar mais erradas.

O MVP é uma ferramenta para você testar sua ideia o mais rápido possível. Se as pessoas gostarem você evolui o produto, se não você volta atrás e tenta outra abordagem, afinal não faz sentido evoluir algo que não funciona, não é mesmo?

O MVP não serve somente para novos negócios, o conceito é utilizado por muitas grandes empresas como Google e Facebook, para testarem novas ideias antes de desenvolvê-las.

O horário de funcionamento do prédio era até as 21:30, mas vi muitas equipes continuarem seus trabalhos fora dali depois do horário.

Eu mesmo fui dormir somente as 3h da manhã para terminar nosso MVP.

http://fitfy.co

Dia 3

No domingo achei que não duraria até as 2h da tarde, mas a empolgação e o ambiente favoreceram muito.

O começo do dia foi para finalizar o MVP e começar os preparativos para apresentação do Pitch.

O Pitch é uma apresentação curta que deve mostrar todo o trabalho desenvolvido durante o fim de semana para os jurados.

4 minutos para resumir 54 horas.

Antes de apresentar para todo mundo, a equipe faz uma apresentação teste para os mentores com o objetivo de receber um feedback construtivo sobre a clareza da apresentação da ideia, postura do apresentador e qualidade dos slides.

Se você se incomoda com críticas, o StartupWeekend não é o evento para você. Ali o objetivo é aprender e uma das formas mais rápidas e eficientes de aprender alguma coisa é ouvindo a verdade nua e crua sem rodeios. Esse é o nível de feedback que terá.

Dia 3 StartupWeekend Apresentação

A ordem das apresentações é sorteada, mas isso acaba não importando muito pois todos devem entregar as apresentações no mesmo horário.

Eles sugerem que a apresentação seja feito no formato de uma história. Se você conseguir organizar suas ideias e apresentá-la com fluidez terá uma grande vantagem.

Os pontos que eles sugerem que existam na apresentação são:

  • Problema
  • Solução
  • Marketing
  • Concorrência
  • Vendas / Monetização
  • Realizações
  • Conclusões
  • Time

Como você pode notar, com 4 minutos de apresentação não dá nem 1 minuto para cada parte. Portanto é preciso usar a criatividade.

A apresentação não é igual aos trabalhos de escola, onde todo a equipe sobe no palco, só uma pessoa pode ir e é fortemente sugerido que somente essa pessoa fique para responder as perguntas dos jurados.

Premiação

Depois que todos apresentam os jurados se retiram para escolher as equipes vencedoras.

Os jurados não participam do evento, portando avaliam somente o que foi apresentado.

Os mentores que acompanham todas as equipes durante o evento e também fazem a escolha de uma equipe.

No fim o critério mais considerado pelos jurados foi o potencial de desenvolvimento e escala do negócio apresentado.

Minha equipe foi a escolhida pelos dos mentores, pela evolução do trabalho desenvolvido durante o evento.

dia 3 StartupWeekend Premiação

Ficamos muito felizes com o resultado. Foi a cereja do bolo do fim de semana..

dia 03 StartupWeekend Premiacao Mentores

As ideias vencedoras escolhidas pelos jurados foram:

3° Restore – Marketplace que une empresas que produzem lixo reciclavel com empresas que fazem a utilização de lixo reciclável.
2° Tia Anastácia – O Uber da comida caseira. Uma plataforma para unir quem quer comprar comida caseira, com quem está em casa e quer vender comida caseira.
1° Atleta.co – Uma plataforma para atletas encontrarem parceiros para pratica de esporte como tênis e locais de locação de quadra.

Foi uma experiência incrível e não tenho palavras para recomendar que você também participe.

A sensação que tive foi que se trabalhasse no mesmo ritmo que trabalhei esse fim de semana durante um mês, daria para construir um foguete!

Algumas razões para você participar:

  1. Se você está com alguma ideia e gostaria de conhecer outras pessoas com outras habilidades que te ajude a tirar sua ideia do papel, você deve participar.
  2. Se você tem interesse de abrir um negócio e nunca ouviu falar sobre Lean Startup, MVP, Validação de Negócios, Protótipos e Pitch, é melhor você se atualizar e participar.
  3. Se você tem uma ideia mas não sabe qual próximo passo dar para tirar ela do papel, você deve participar.
  4. Se você já leu muitos livros sobre empreendedorismo, mas ainda não fez nada a respeito, você deve participar.
  5. Se você morre de vontade de ter um negócio mas não tem nenhuma ideia de produto ou serviço, você deve participar.
  6. E se for ficar em casa sem fazer nada no fim de semana do dia 25/09/2016, você deve participar.

 

dia 3 StartupWeekend foto final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *