Se você acha que não possível montar uma empresa em um fim de semana eu sinto informar que você está errado.

Eu durante um tempo fui cético com essa questão.

Lia reportagens sobre um evento chamado StartupWeekend em revistas e sites e não entendia como era possível em um evento as pessoas montarem empresas no espaço de um fim de semana.

Achava que só podia ser uma brincadeira do tipo Jogo da Vida ou War.

Depois de um tempo acabei descobrindo e lendo bastante sobre Lean Startup, MVPs, Business Model Canvas, Validação de Negócios e acabei conseguindo imaginar um pouco melhor como esse tipo de evento deveria funcionar.

Para quem não conhece, o StartupWeekend, ele é um evento da empresa TechStars que acontece no mundo inteiro e é apoiado e patrocinado por gigantes como o Google.

O objetivo desse evento é estimular e educar as pessoas nas novas formas de criação de empresas.

Os processos que eles ensinam e fazem os participantes aplicarem, são os mesmos que grandes empresas como o Google, Facebook e Netflix utilizaram para sair do papel e os mesmos que todas as startups de sucesso utilizam para validar e tirar rapidamente suas ideias do papel.

Cada evento tem o foco em alguma área ou modelo de negócio específico, por exemplo, já teve o StartupWeekend Health, onde o foco era, ideias de negócios voltados para a área da saúde, o que participei no inicio do mês foi o StartupWeekend Marketplace, onde o foco era, negócios no estilo Uber, Airbnb e EasyTaxi, ou seja negócios que unem prestadores de serviço/comerciantes/fabricantes com pessoas que precisam do serviço ou produto.

O próximo que acabei de conferir será o StartupWeekend Education (25/09/2016) e será voltado para ideias de negócios da área de educação.

Durante o evento são formadas equipes, cada uma com uma ideia diferente, com o objetivo de desenvolver a ideia, transformá-la em um negócio viável e no final apresentar para todos os participantes e os jurados convidados.

Se você nunca leu nada sobre startup enxuta, business model canvas, como fazer um pitch, como construir um mvp, você não precisa se preocupar.

Antes de cada atividade os organizadores realizam palestras e workshops rápidos para deixar todos na mesma página com relação aos processos e metodologias.

Além disso os participantes contam a colaboração de mentores convidados composto por empreendedores, empresários e profissionais experiêntes que ajudam em todas as etapas do evento para que as equipes extraiam o melhor de cada ideia.

A variação no tema e nos mentores, torna cada StartupWeekend único.

Eu participei no início do mês (2, 3 e 4 de setembro de 2016) do StartupWeekend Marketplace e foi uma experiência incrível!

Gostaria de dividir essa história em duas partes, a primeira sobre porque participei e porque você também deveria participar e a segunda sobre a experiência única de participar do evento.

Tomando decisões inteligentes – Porque decidi participar do StartupWeekend

Do dia que fiquei sabendo até a data do evento foram apenas 5 dias.

Fui convidado por um amigo que já havia feito sua inscrição.

Não sou de tomar decisões por impulso, por tanto decidir se iria participar de um evento que custaria R$ 130 reais e duraria o fim de semana inteiro (das 18:30 da sexta até as 20:00 do domingo) não foi fácil.

Os motivos para não participar que ficavam rondando minha cabeça eram coisas como:

  • Já trabalhei a semana inteira e não descansaria no fim de semana.
  • O tempo que passo com minha família e meus filhos já é curto, durante esse fim de semana seria praticamente inexistente.
  • Tenho projetos atrasados e deveria utilizar esse fim de semana para adiantar.
  • 130 reais não é o preço de uma bala.
  • Teria que negociar a agenda do fim de semana com minha família.
  • Já li sobre tudo o que vão falar.

Bom, pelo menos esses eram os motivos que eu achava que eram a verdadeira razão.

medo de pular

Na verdade, sendo duramente honesto comigo mesmo, o grande motivo para não querer ir era só um: medo.

  • Medo de me expor
  • (Sendo uma “competição”) Medo de descobrir que não sou tão bom quanto penso que sou, ou medo descobrir que sou muito abaixo da média
  • “Preguiça” de interagir com estranhos
  • Medo de descobrir que só tenho ideia merda
  • Medo de falar em público

Muitos medos de merda, essa é que era a verdade.

Fiquei nesse loop uns dois dias, com vontade de ir mas achando desculpas para não ir.

Muitas vezes costumamos criar justificativas para encobrir alguns medos que temos mas que não gostamos de assumir que temos.

Sabendo disso, virei homem e começei a parar de pensar só nos contras e comecei a pensar também nos prós.

Meu objetivo era descobrir se eu tinha algum motivo real e sério para não ir ou eram apenas medos, desculpas e preguiça.

  • Se fossem só desculpas, não tem cabimento, eu teria que ir.
  • Se fosse só preguiça, não dá pra aceitar, eu teria que ir.
  • Se fosse só medo, foda-se, eu teria que ir.

Ao invés de tentar ficar respondendo cada uma das justificativas para não ir, pensei que seria mais produtivo pensar na parte boa de ir participar.

A ideia era que, se eu achasse uma quantidade boa de justificativas positivas, eu me empolgaria e isso iria automaticamente acabar com as justificativas negativas.

Os pontos positivos que comecei a pensar:

  • Vou poder colocar em prática tudo que tenho lido ultimamente
  • Vou poder conhecer pessoas novas e quem sabe conseguir mais alguns clientes.
  • Vou praticar o desconforto e isso vai me deixar melhor
  • Vou poder aprender coisas novas (e me tornar melhor)
  • Vou poder praticar falar em público (e me tornar melhor)
  • Vou poder descobrir como estou em relação a outros profissionais do mercado e se por um acaso descobrir que não estou bem, não vou ficar parado e vou correr atrás do prejuízo.
  • Faço muito trabalho sozinho, então vou poder praticar um pouco de liderança (com desconhecidos o que torna a ideia ainda mais desafiadora.)
  • Vou sair de lá melhor do que entrei.

Então um pensamento positivo começou a puxar outro pensamento positivo e ao invés de ficar no loop de merda, com ideias de merda e medos de merda (desculpe por tantas merdas), eu entrei em um loop positivo, com um monte de ideias positivas e produtivas sobre como eu poderia aproveitar ao máximo o evento.

Como não tinha nenhum compromisso marcado para a data e com uma mulher incrível em casa para cuidar de tudo na minha ausência no fim de semana, vi que não fazia sentido algum ficar em casa e deixar de ir ao StartupWeekend.

Fiz a inscrição e fui de coração aberto para aproveitar o máximo da experiência e fazer valer a pena o investimento de tempo e dinheiro.

Já que é pra fazer vamos fazer direito certo?

E para concluir a ideia desse post vou deixar alguns pequenos aprendizados dessa última semana:

  • Não fique parado. Se você está na dúvida se vai fazer ou não alguma coisa, se vai ou não começar a trabalhar na sua ideia, se vai ou não vai falar com uma determinada pessoa, descubra se é preguiça, medo ou é algum motivo real.Se for preguiça ou medo, você precisa evoluir. Você só cresce quando sai da zona de conforto e a única forma de saber, se você deve ou não fazer, é se mexendo.

    A vontade para fazer alguma coisa nunca vai aparecer se você só ficar sentado no sofá.

    Mexa-se!

  • Se você quer que alguma coisa diferente aconteça, faça alguma coisa diferente! Nada vai mudar se você fizer sempre as mesmas coisas.
  • Mostre para os outros o que você sabe fazer. Se você quer mais clientes, quer um emprego (ou quer mudar de emprego), mudar de cargo ou mudar de área profissional, mostre para os outros o que você sabe fazer. Não estou dizendo para você ser exibido! Encontre formas e situações para você mostrar e praticar o que sabe.Participar do evento foi uma forma que encontrei de mostrar para mais pessoas o que sei fazer.

    Quanto mais pessoas verem o seu trabalho melhores as suas chances de você conseguir evoluir profissionalmente. É muito difícil encontrar quem acredite somente em um pedaço de papel (também conhecido como currículo).

    Se você ficar parado e escondido atrás da sua mesa, do seu celular e do seu computador, ninguém vai te achar.

A experiência no fim foi muito rica e positiva. Com certeza sai de lá melhor do que entrei e cheio de energia para fazer algo novo.

O link para o próximo evento é esse:

http://www.up.co/communities/brazil/abc/startup-weekend/5204

Pelo conteúdo apresentado, dinâmicas feitas e refeições oferecidas o valor é praticamente simbólico, acho que não paga nem a comida.

Escrevi o que acontece em cada um dos dias no próximo post.

Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *